Casa de Nina (2004)

Casa de Nina foi criada como uma instalação performativa na qual o público era provocado a ser voyeur e, ao mesmo tempo, participante da obra interagindo com os vários ambientes expostos.

O tema da obra trata do relacionamento dos seres humanos e a vida em sociedade nas grandes metrópolis transformadas pelo intenso uso da tecnologia de comunicação digital, em contraste ao crescimento de outra parcela da população a cada dia mais pobre. O desejo de voyeurismo existente através da Internet ou mesmo pelos programas televisivos de Big Brother em todo mundo, é inversamente proporcional ao desejo de fechar os olhos aqueles que estão a vista de todos: os moradores de rua com suas vidas escancaradas a cidade.

Casa de Nina é uma obra que abandona a ideia tradicional de performance cênica e promove outra organização estética alterando as relações espaço-temporais e de fruição do público. Propositadamente e efetivamente, a performance inverte a função daquele que contempla com aquilo ou aquele que é contemplado. Por meio de cinco nichos o publico percorre, visita, assiste, interage, e “atua” com os performers.

FICHA TECNICA

CASA DE NINA instalação performática interativa

Concepção e direção geral: Ivani Santana

Criadores-intérpretes: Catarina Gramacho, Jorge Alencar e Ivani Santana

Roteiro de imagem: Danilo Scaldaferri e Ivani Santana

Camera: Danilo Scaldaferri

Figurino: Jorge Alencar

Fotografia: Rodrigo Acedo e Nilton Silva

Projeto Multimídia: Ivani Santana

Musica: Fernando Iazeta

Produção: LaPAC/Escola de Dança – UFBA

Apresentaçõ̃es: evento Fórum Cultural Mundial – SESC Pompéia (São Paulo), versão apenas para performance: Quarta que dança em (Salvador, BA); como instalação com performances convidadas (“Fora do Lugar”, com Verônica de Moraes; “Em excesso”, com Juliana Rocha, Thainhah Aquino e Diego Vitorino; “Dois sujeitos e um objeto”, com Monica dos Dantos e Lucinete Araujo; e “Você vê o que você quer? Vê quem quer”, com Flavia Castagno e Maria Fernanda Azevedo, (Conjunto Cultural da Caixa (Salvador, BA, outubro/novembro).

CASA DE NINA – instalação interativa e performática.

_ Trabalho convidado para participar do Forum Cultural Mundial, dia 04/07/2004, SESC Pompéia;

_ Exposição no Conjunto Cultural da Caixa, Salvador, de 27 de outubro a 27 de novembro de 2005;

_ Apresentada como performance no projeto Quarta Que Dança, Teatro Xisto, Salvador, Bahia, dia 25/08/2004,

_ Exibido o video CASA DE NINA no evento EMPUXO – Circuito de arte eletrônica”, realizado no ICBA, 22-27/09/2005;

– Selecionado para o RUMOS DANÇA 2003, promovido pelo Instituto Cultural Itau, mostra realizada de 1 a 7 de março de 2004.

Written by

No Comments Yet.

Leave a reply