O Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual (GP POÉTICA) está selecionando artistas da Dança, da Videoarte e da Arte-mídia

Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual (GP POÉTICA) está selecionando artistas da Dança, da Videoarte e da Arte-mídia para participar do espetáculo de Arte em Rede “dQ13 Dancing Across Oceans” com coordenação geral do músico Prof. Bancheol Goo (KAIST, Graduate School of Culture Technology, Coréia).

Essa é uma iniciativa da Asia-Pacific Advanced Networked (APAN), reponsável pela rede avançada de telecomunicação daquela região. O projeto conta com a participação de 7 países: Coréia, Malásia, Indonésia, Ilhas Fiji, República Tcheca, Espanha e Brasil que estarão simultaneamente interagindo através da Internet para compor uma obra de dança, música, imagem e interatividade em tempo real.

“dQ13 Dancing Across Oceans” fará parte da programação do Asia-Pacific Advanced Networked 36th Meeting, evento internacional que será realizado de 19 a 23 de agosto de 2013 em Daejeon, Coréia.<http://www.apan.net/meetings/Daejeon2013/> 

A apresentação e o grupo que participará de Salvador contarão com minha coordenação. Minha experiência nesse campo iniciou em 2001 e acabo de retornar do pós doutoramento realizado no Sonic Arts Research Center (Reino Unido) com pesquisa nesse campo .

Alguns dos meus espetáculos de Arte em Rede tais como Frágil (2011), e_Pormundos Afeto (2009/11), (In)TOQue (2008) e Versus (2005) podem ser vistos em <http://poeticastecnologicas.com.br/ivanisantana/videos/>. Além disso,  esse site disponibiliza alguns textos que abordam a questão da Dança e da Arte em Rede <http://poeticastecnologicas.com.br/ivanisantana/publicacoes/>, e ainda projetos sobre esse campo <http://poeticastecnologicas.com.br/ivanisantana/projetos-academicos/>. Recomendamos que os interessados em participar da seleção verifiquem previamente essas informações para compreender os aspectos envolvidos em experiências dessa natureza.

O projeto tem o suporte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O processo criativo será realizado em apenas um mês e fornecerá uma bolsa no valor de R$ 667.61 (bruto) para os selecionados.

Essa é a segunda participação do GP POÉTICA nos eventos da APAN, o primeiro foi realizado em fevereiro de 2012. Além da Ásia, contamos com vários parceiros internacionais como o Sonic Arts Research Center (Reino Unido), Centro Multimídia do México, Kònic Thtr (Espanha), New York University, dentre outros.

O GP Poética, em parceria com a RNP e com o CPD, tornou-se uma referência no campo da Dança Telemática, colocando a UFBA como uma das instituições do mundo com grande atuação nesse campo.

PDF da convocatória

 

 

 

Written by

No Comments Yet.

Leave a reply