O Grupo

Participantes

Beatriz Adeodato

Professora assistente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA (2012), Cursou Licenciatura em Dança (1998) e o Curso de Especialização Estudos Contemporâneos em Dança (2004), ambos pela UFBA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa PROCEDA – políticas, processos corporeográficos e educacionais em Dança e do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas – corpoaudiovisual. Pesquisa a Educação Somática e suas interações com a dança, com crescente interesse pelos estudos da percepção e da cognição em diálogo com processos artístico pedagógicos em dança. Master Trainer no Método Gyrotonic pelo Gyrotonic International Headquarters (Estados Unidos) e Formada no Método Pilates pelo Alan Herdman Studios (Inglaterra) e pelo Polestar Pilates Education (Estados Unidos).


 

Christina Fornaciari

Coordenadora da Linha de Pesquisa Corpo Potência
(Coordinator of the research line Body Potency)

< lattes >
< www.christinafornaciari.com > >

Christina Fornaciari dedica-se à pesquisa, ensino e criação artística no campo da Performance. É Doutora em Artes Cênicas pela UFBA e Mestre em Performance pela Queen Mary University of London, com revalidação pela ECA-USP. É Professora Adjunta no Curso de Graduação em Dança da UFV – Universidade Federal de Viçosa. Interessada na investigação e experimentação do corpo como lugar de convergência entre as experiências estética e política, a artista propõe à sua platéia (assim como a seus alunos) um espaço-tempo para problematizar, pelo viés da arte performativa, questões referentes à diversidade cultural, às relações homem-tecnologia, à cultura de massa e aos Direitos Humanos. Atuou como arte-educadora residente no Bronx Museum, Nova York/EUA e no Barbican Center, Londres/Inglaterra. É autora dos livros “Corpo em Contexto” (Ed. Scriptum) e “Funk da Gema: apropriação a invenção, por uma estética popular brasileira” (Ed. FUNARTE, disponível para download gratuito em www.funkdagema.blogspot.com).

Christina Fornaciari is dedicated to research, teaching and artistic creation in the field of Performance. She holds a PhD in Performing Arts from UFBA and Master of Performance from Queen Mary University of London, with revalidation by ECA-USP. She is an Adjunct Professor at the Dance Graduation Course at UFV – Federal University of Viçosa. Interested in the research and experimentation of the body as a place of convergence between aesthetic and political experiences, the artist proposes to her audience (as well as to her students) a space-time to problematize, by the bias of performative art, issues pertaining to cultural diversity, human-technology relations, mass culture and human rights. She served as an art educator living in the Bronx Museum, New York / USA and at the Barbican Center, London / England. She is the author of the books “Body in Context” (Ed Scriptum) and “Funk da Gemma: appropriation of invention, for a Brazilian popular aesthetic” (Ed FUNARTE, available for free download at www.funkdagema.blogspot.com).


 

Daniela Guimarães

Coordenadora da Linha de Pesquisa Corpo na relação Dança e Audiovisual
(Coordinator of the research line Body in relation to Dance and Audiovisual)

< lattes >
< vimeo >
< Do.C.orpo >

daniProfessora efetiva da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em andamento (2013) em Artes Cênicas (UFBA/ BR), orientação Profa. Dra. Ivani Santana. Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/ 2012). Graduação em Dança pela UFBA (2009) e Artes Plásticas (Itália, 1996). Pesquisadora  do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas (UFBA) desde 2008. Foi diretora e bailarina da Cia Ormeo/Minas Gerais/Brasil (2003/2013). Atua principalmente nos seguintes segmentos: Interação de linguagens cênicas; Corpo e composição; Improvisação como linguagem cênica no diálogo com o Cinema/Video/ Fotografia e as novas mídias. Nos últimos anos vem ministrando workshops no Brasil e exterior sobre Improvisação e  Composição na interação de linguagens, Contato-Improvisação e de Processos  Criativos de corpo para Vídeo e Cinema.

Effective professor at the Dance School of the Federal University of Bahia (UFBA). PhD in progress (2013) in Performing Arts (UFBA / BR), under the orientation of Prof. Dr. Ivani Santana. Master’s Degree in Performing Arts from the Federal University of Bahia (UFBA / 2012). Dance Graduation from UFBA (2009) and Fine Arts (Italy, 1996). Researcher of the Technological Poetics Research Group (UFBA) since 2008. She was director and dancer of Cia Ormeo / Minas Gerais / Brazil (2003/2013). Works mainly in the following segments: Interaction of scenic languages; Body and composition; Improvisation as a scenic language in the dialogue with Cinema / Video / Photography and the new media. In recent years she has been teaching workshops in Brazil and abroad on Improvisation and Composition in the interaction of languages, Contact-Improvisation and Creative Processes of Body for Video and Cinema.


 

Danilo Lima

 < lattes >

perfil22Danilo Lima nasceu em Barreiras/BA, e se dedica a criação artística no campo das artes cênica. Atualmente é bacharelando na Escola de Teatro da UFBA, e em seus ciclos de experiências, atua como ator/performer nos coletivos COATO e Pleorama, e dançarino da ExperimentandoNUS Cia. de Dança, em obras que transitam entre teatro/dança/performance.  Integra o Grupo de Pesquisas Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual, sob orientação da Prof. Dra. Ivani Santana, e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão nas Corporiedades –  Inter(artes) mestiças, sob orientação do Prof. Dr. Leonardo Sebiane, ambos da UFBA. Formado no curso de Dança Contemporânea por Índio Medeiros – Escola de Dança da FUNCEB, também  é apaixonado pela América Latina.

Danilo Lima was born in Barreiras / BA, and is dedicated to artistic creation in the field of scenic arts. He currently holds a bachelors degree at the Theater School of UFBA, and in his experience cycles, he acts as an actor / performer in the collective COATO and Pleorama, and as a dancer from ExperimentandoNUS Cia. De Dança, in works that move between theater / dance / performance. He is a member of the Group of Technological Poetic Researches: Corpoaudiovisual, under the guidance of Prof. Dr. Ivani Santana, and the Interdisciplinary Group for Research and Extension in the Corporations – Inter (arts) mestiças, under the guidance of Prof. Dr. Leonardo Sebiane, both from UFBA. Graduated in the course of Contemporary Dance by Índio Medeiros – School of Dance of FUNCEB, is also passionate about Latin America.


 

Danilo Silva

< lattes >

Foto001Graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Artes com ênfase em Arte e Tecnologia, pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Graduating from the Interdisciplinary Bachelor of Arts with emphasis in Art and Technology, by the Institute of Humanities, Arts and Sciences (IHAC), Federal University of Bahia – UFBA.


 

 

Denise Madalena

< lattes >
< facebook >

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, com a Videoperfomance “Madalena”,no ano de 2014. Atuou em veículos de comunicação de massa como a Televisão e o Rádio na área de Produção de conteúdo. Atualmente é mestranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBa, sob a orientação da Professora Doutora Ivani Santana. Pesquisadora e Criadora do corpo como plataforma de composição comunicacional a partir da linguagem da Performance e da sua relação com os meios de comunicação e as novas tecnologias. Tem interesse nas áreas de TV,Vídeo,Cinema,Fotografia,Tecnologia,Corpo,Imagem,Arte, Contemporâneidade e Novos Médias.

Graduated in Social Communication with emphasis in Journalism by the Federal University of Bahia, with Videoperfomance “Madalena”, in the year 2014. She has worked in mass communication vehicles such as Television and Radio in the content production area. She currently holds a master’s degree in Performing Arts from the Graduate Program in Performing Arts at UFBa, under the guidance of Professor Ivani Santana. Researcher and Creator of the body as a platform for communicational composition based on the language of Performance and its relationship with the media and new technologies. She is interested in the areas of TV, Video, Cinema, Photography, Technology, Body, Image, Art, Contemporaineity and New Averages.


Edvard Passos

Doutorando e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – PPGAC (Dissertação: Castro Alves, Teatro e Teatralidade – 2016); e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2002). Encenador dos espetáculos: Compadre de Ogum (Melhor Diretor – Prêmio Braskem de Teatro da Bahia – Salvador, 2015), Aventuras do Maluco Beleza (15ª montagem do Núcleo do Teatro Castro Alves – Salvador, 2010; publicado pela EDUFBA em 2015), A Voz do Campeão (Salvador, 2011), Flamengo (Rio de Janeiro, 2015) e A Prole dos Saturnos, de Castro Alves (Portugal, 2015). No âmbito internacional, é membro da International Federation of Theatre Research – IFTR, onde é colaborador do Theatre Architecture Working Group e é fundador do grupo de trabalho multidisciplinar em cooperação internacional PAUST – Performance, Architecture, Urbanism, Space and Theatre. Passos, dedica-se à investigação teórica e à prática continuada de realizações teatrais em edificações não convencionais. Livros: Aventuras do Maluco Beleza (EDUFBA, 2015); A Cidade Efêmera do Carnaval (Organizador – EDUFBA, 2016); Nomadic Theatre Expt. One: Compadre de Ogum (LAP, 2016)

 

BA, Architecture and Urbanism, Federal University of Bahia, final work: Urban Dramaturgy; MA, Performing Arts, Federal University of Bahia, dissertation: Castro Alves, Theatre and Performance. Director of the works: Ogun’s Pal (Best Director Award – Braskem Theatre Award, Salvador 2014); Cool Nuts Adventures (15th production of Castro Alves Theatre, Salvador 2010); The Champion’s Voice (Salvador, 2011); Flamengo (Rio de Janeiro, 2015); The Brood of Saturns (Portugal, 2015); Cairu Square: Faces (Salvador, 2002). Books: Cool Nuts Adventures (EDUFBA, 2015); The Ephemeral City of Carnival (Organiser – EDUFBA, 2016); Nomadic Theatre Expt. One: Compadre de Ogum (LAP, 2016). Member of the International Federation of Theatre Research – IFTR, contributor of Theatre Architecture Working Group.Events (Conferencist): Dramatic Architectures (Porto – Portugal, 2014); Prague Quadrennial – PQ’15 (Prague – Czech Republic, 2015); International Federation of Theatre Research – IFTR Annual Conference (Hyderabad – India, 2015); International Federation of Theatre Research – IFTR Annual Conference (Stockholm – Suécia, 2016). Passos joined the elaborating team of the Physical Environmental Structuring Plan of the Carnival of Salvador, a partnership between the Federal University of Bahia and municipal government. He was also the coordinator of Environmental Behaviour Study during the carnival fieldwork in 2002 and the director of Environmental Behaviour Workshop on Street Events.


Edivan Menezes

< Lattes >
< Youtube >
< Site >

cam00397

Graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Artes com área de concentração em Arte e Tecnologia pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC – Universidade Federal da Bahia – UFBA. Técnico na área de Desenho da Construção Civil pelo SENAI Dendezeiros – BA.   Atua no estudo das percepções do corpo (tele)sonoro nos processos de improvisação em dança, orientado pela Profª Drª Ivani Santana, IHAC – UFBA; através do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpo audiovisual.

Graduating from the Interdisciplinary Bachelor in Arts with an area of concentration in Art and Technology by the Institute of Humanities, Arts and Sciences – IHAC – Federal University of Bahia – UFBA. Technician in the area of Civil Construction Design by SENAI Dendezeiros – BA. He acts in the study of the perceptions of the body (tele) sound in the processes of improvisation in dance, guided by Prof. Dr. Ivani Santana, IHAC – UFBA; Through the Poetics Technological Research Group: audiovisualbody.


 

Giovani Rufino

< lattes >
< Portifólio >

Giovani RufinoAtualmente é graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Artes, pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual. Atuou como bolsista PIBIC com o plano de trabalho Discursos sobre o Nordeste no século XXI: análise dialógica de enunciados na esfera das artes plásticas com apoio do CNPq orientado pela Profª Drª Adriana Pucci (UFBA). Desenvolve pesquisa PIBIC com apoio FAPESB investigando Ferramentas gráficas para análise de registro audiovisual em dança orientado pela Profª Drª Ivani Santana (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas (GPPOÉTICAS). Amplo interesse nas áreas de Design, Artes Visuais, Moda e Culturas subversivas.

He is currently graduating from the Interdisciplinary Bachelor of Arts, by the Institute of Humanities, Arts and Sciences (IHAC), Federal University of Bahia – UFBA. He has experience in the area of Industrial Design, with emphasis on Visual Programming. He worked as a PIBIC scholar with the work plan Discourses about the Northeast in the XXI century: dialogical analysis of statements in the sphere of plastic arts with the support of CNPq guided by Prof. Adriana Pucci (UFBA). Develops PIBIC research with FAPESB support investigating Graphic tools for analysis of audiovisual record in dance guided by Prof. Dr. Ivani Santana (UFBA). Member of the Technological Poetic Research Group (GPPOÉTICAS). Ample interest in the areas of Design, Visual Arts, Fashion and Subversive Cultures.


 

Ivani Santana

Coordenadora da linha de pesquisa Dança_Tecnologia_Cognição
(Coordinator of the research line Dance_Cognition_Technology)

< lattes >
< ivanisantana.net >

ivani1Pesquisadora acadêmica e artista em dança com mediação tecnológica desde a década de 90. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 1D. Coreógrafa, bailarina, mídia-artista. Pós Doutorado no Sonic Arts Research Centre (Irlanda do Norte, Reino Unido, 2012/13) com a pesquisa: “A relação da sonoridade do corpo em ambientes telemáticos”. Pioneira no Brasil em pesquisa de dança telemática via redes avançadas (TICs). Mestre (2000) e Doutora (2003) em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Investiga a mediação corpo/novas tecnologias de forma interdisciplinar tendo como escopo teórico as Ciências Cognitivas e estudos da Cultura Digital. Professora do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos, na área de concentração em Artes e Tecnologias Contemporâneas, e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, UFBA. Em 2006, pela apresentação de sua pesquisa no Monaco Dance Forum, recebeu o Prêmio Unesco para a promoção das Artes – Novas Tecnologias, e a Residência Artística no renomado Centre Chorégraphique National Pavillon Noir, com direção artística do coreógrafo Angelin Preljocaj, em Aix-en-Provance, França. Autora dos livros: “Corpo Aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias” (SP:FAPESP/EDUC, 2002) e “Dança na Cultura Digital” (Salvador:FAPESB/EDUFBA,2006), organizadora do caderno “Estados da Dança: entrevistas, relatos e ensaios de criadores contemporâneos” (Salvador: GIPE-Cit/PPGAC/UFBA, 2006). Editora da Revista Eletrônica MAPAD2 – Mapa e Programa de Artes em (performance e) Dança Digital <www.mapad2.ufba.br>. Possui vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, neste último podemos citar: Nouvelle de Danse, International Journal of Performance Arts and Digital Media, Liminalities, Culture and Globalization, Cadernos de Videodança, dentre outros.

Academic researcher and dance artist with technological mediation since the 90’s. Productivity Research Grant CNPq Level 1D. Choreographer, dancer, media-artist. Post doctorate at the Sonic Arts Research Center (Northern Ireland, UK, 2012/13) with the research: “The relation of the body’s sonority in telematic environments”. Pioneer in Brazil in telematic dance research through advanced networks (TICs). Mester (2000) and PhD (2003) in Communication and Semiotics at PUC / SP. Investigates body mediation / new technologies in an interdisciplinary way having as theoretical scope the Cognitive Sciences and Digital Culture studies. Professor of the Institute of Humanities Arts and Sciences Prof. Milton Santos, in the area of concentration in Contemporary Arts and Technologies, and the Graduate Program in Performing Arts, UFBA. In 2006, for the presentation of her research at the Monaco Dance Forum, she received the Unesco Prize for the promotion of Arts – New Technologies, and the Artistic Residence at the renowned Center Chorégraphique National Pavillon Noir, with artistic direction by the choreographer Angelin Preljocaj in Aix-en-Provance, France. Author of the books: “Open Body: Cunningham, dance and new technologies” (SP: FAPESP / EDUC, 2002) and “Dance in Digital Culture” (Salvador: FAPESB / EDUFBA, 2006), organizer of the book “States of Dance: interviews , Reports and essays of contemporary creators “(Salvador: GIPE-Cit / PPGAC / UFBA, 2006). Editor of the Electronic Magazine MAPAD2 – Map and Program of Arts in (performance and) Digital Dance <www.mapad2.ufba.br>. Also has several articles published in national and international journals, in the latter we can mention: Nouvelle de Danse, International Journal of Performance Arts and Digital Media, Liminalities, Culture and Globalization, Cadernos de Videodança, among others.


 

Joaquim Viana

Coordenador da linha de pesquisa Imagem, Montagem e Memória
(Coordinator of the research line Image, Montage and Memory)

< lattes >

joaquim

Joaquim Viana é arquiteto, professor da Universidade Federal da Bahia, professor do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão de Conhecimento – DMMDC/UFBA, pesquisador do Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual da Universidade Federal da Bahia, pesquisador associado ao Labo EA4010 AIAC (Arts des images & art contemporain) e ao RETINA.INTERNATIONAL (Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes) da Université Paris 8. Campo atual de pesquisa: fotografia; audiovisual; arte contemporânea; filosofia; estética.

Joaquim Viana is an architect, professor at the Federal University of Bahia, a professor of the Multi-institutional and Multidisciplinary Doctorate in Knowledge Diffusion – DMMDC / UFBA, researcher of Technological Poetics: Audiovisualbody of the Federal University of Bahia, researcher associated with Labo EA4010 AIAC (Arts des images & art contemporain) and RETINA.INTERNATIONAL (Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes) of Université Paris 8. Current field of research: photography; audio-visual; contemporary art; philosophy; Aesthetics.


 

Lílian Graça

< lattes >
< youtube >

liliangraca

Coreógrafa, dançarina e videasta. Possui graduação em Dança – Dançarino Profissional- pela Universidade Federal da Bahia (1992), especialização em coreografia também pela UFBA e mestrado em Coreografia pela Escola Superior de Artes Teatrais Ernst Busch – Berlim (2000). Realizou e produziu inúmeras coreografias e espetáculos no Brasil e na Alemanha. Formação nas técnicas de Educação Somática: método Pilates pela Polestar Education (Colônia) e Atelier do Corpo (Salvador) e no método Spiraldynamik Basic (Berlim). Em Berlim dirigiu por 10 anos seu próprio estudio no método Pilates. Realizadora de diversas Vídeodanças com cursos livres em cinema e edição de vídeo pela Volskhochshule (Berlim). Atualmente é aluna do doutorado no programa de pós graduação em artes cênicas da UFBA com o objeto de pesquisa: a percepção cinestésica na Videodança, sob a orientação da Profa. Dra. Ivani Santana.

Choreographer, dancer and videographer. Graduated in Dance – Professional Dancer – Federal University of Bahia (1992), specialization in choreography also by UFBA and masters in Choreography by the Higher School of Theater Arts Ernst Busch – Berlin (2000). She has performed and produced countless choreographies and shows in Brazil and Germany. Training in Somatic Education techniques: Pilates method by Polestar Education (Cologne) and Atelier do Corpo (Salvador/Bahia) and Spiraldynamik Basic (Berlin) method. In Berlin directed for 10 years her own study in the Pilates method. Director of several Videodances with free courses in cinema and video editing by Volskhochshule (Berlin). Currently is a doctoral student in the UFBA’s graduate program in performing arts with the object of research: kinesthetic perception in Videodance, under the guidance of Prof. Dr. Ivani Santana.


Lucas Lago

< lattes >
< portfolio >

Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Grupo de Pesquisas Poéticas Tecnológicas (GPPOÉTICAS). Atua como artista da performance e a intervenção urbana. É co-criador do coletivo b1b2, onde desenvolve experimentações e práticas artísticas que tem a cidade como eixo central. É um dos idealizadores e organizadores do “Conquista Ruas: Festival de Artes Performativas”, e é curador da “Mostra de Vídeos Conquista Ruas”. Desenvolve, também, trabalhos de colaboração artística com o espaço cultural Casarão Barabadá.

He is student of the Interdisciplinary Bachelor of Arts from the Federal University of Bahia (UFBA) and member of the Technological Poetic Research Group (Gpóeticas). He acts as an artist of Performance Art and Urban Intervention. He is co-creator of the collective b1b2, where he develops experiments and artistic practices that have the city as central axis. He is one of the creators and organizers of the “Conquista Ruas: Festival de Artes Performativas”, and is curator of the “Mostra de Vídeos Conquista Ruas”. He also develops works of artistic collaboration with the Casarão Barabadá cultural space.


Luiz Thomaz Sarmento

< lattes >
< youtube >
luizthomaz2Doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA) sob orientação da Prof. Dra Ivani Santana. Professor do Curso de Licenciatura em Dança do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciado em Dança também pela UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas/GPPOÉTICAS (UFBA), do Grupo de Pesquisa em Artes Performativas Motus (GAP-MOTUS), no qual coordena a linha de pesquisa Corpo, criação e mediação (UESB), do Grupo de Pesquisa Arte, Corpo e Conhecimento (UFPA) e do grupo de pesquisa Coreoepistemologias (UFPA). Atua nas seguintes áreas: ensino e pesquisa em dança e interfaces com nova tecnologias, performance, videodança e processos de criação.

PhD student in the Graduate Program in Performing Arts of the Federal University of Bahia (PPGAC-UFBA) under the guidance of Prof. Dra. Ivani Santana. Dance Professor in the Department of Humanities and Letters of the State University of Southwest of Bahia (UESB). Master in Arts by the Graduate Program in Arts of the Federal University of Pará (UFPA). Graduated in Dance also by UFPA. Member of the Technological Poetic Research Group/GPPOÉTICAS (UFBA), also member of Group of Research in Performative Arts Motus (GAP-MOTUS), in which coordinates the line of research Body, creation and mediation (UESB), and Research Group Art Body and Knowledge (UFPA) and Chroeoepistemology (UFPA). He works in the following areas: teaching and research in dance and interfaces with new technologies, performance, videodança and creation processes.


Marcelo Delfino

< lattes >
< portfolio >

Biólogo, fotógrafo e artista visual, que usa da fotografia e vídeo seus principais meios de criação. Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e mestrando no programa de Ensino, Filosofia e História das Ciêcias (PPGEFHC) da UFBA. Pesquisa a relação histórica da fotografia e do vídeo com a ciência, e utiliza a cidade, conextos urbanos e pessoas como fonte de inspiração para seus processos criativos. Também integra o LABFOTO – agência de fotografia da FACOM/UFBA e o Coletivo Ruído de Fotografia Urbana, que busca retratar as ruas das cidades e apoiar intervenções de arte de rua, como o graffiti e expressões populares.

Biologist, photographer and visual artist, who uses photography and video his main means of creation. Student of the Interdisciplinary Bachelor of Arts and Master in the Program of Teaching, Philosophy and History of Sciences (PPGEFHC) of UFBA. Research the historical relationship of photography and video with a science, and use the city, urban connections and people as a source of inspiration for your creative processes. He is also a member of the LABFOTO – FACOM / UFBA photography agency and Urban Photography Collective Ruído, which seeks to portray city streets and support street art interventions such as graffiti and popular expressions.


Maria Carolina

< lattes > 
< vimeo >
< portfólio >

Maria Carolina é fotógrafa, filmmaker e editora de cinema e audiovisual, graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal da Bahia, descobriu na interdisciplinaridade a Fotografia e o Cinema e desde então participou de cursos como o CLIC – Curso Livre de Cinema e também da Agencia de Fotografia da UFBA – Labfoto, ambos os cursos de extensão. Hoje é monitora do CLIC e desenvolve pesquisa PIBIC do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual, sob orientação da Profª Drª Ivani Santana. Já dirigiu e participou de diversos curtas-metragens nas mais diversas funções, Assistente de Direção, Assistente de Fotografia, Montagem e Still/Making Of com Foto e Vídeo. Tem se dedicado a montagem e finalização de materiais audiovisuais.

 


Pedro Lacerda

< lattes >lattes >
< TeleCorpo >

pedroProgramador e usuário de computadores. É bacharel em Ciência & Tecnologia pela Universidade Federal da Bahia. Possui experiência em linguagens de programação na etnomatemática, desenvolvimento de sistemas, modelagem e simulação de sistemas para biofisicoquímica farmacêutica, e transmissão e codificação de vídeo para dança digital. Atualmente investiga inteligência artificial e suas aplicações. No seu tempo livre se diverte com interfaces entre diferentes linguagens de programação.

Programmer and computer user. He holds a bachelor’s degree in Science & Technology from the Federal University of Bahia. He has experience in programming languages in ethnomathematics, systems development, modeling and simulation of systems for pharmaceutical biophysical chemistry, and video transmission and coding for digital dance. Currently investigates artificial intelligence and its applications. In his free time he has fun with interfaces between different programming languages.


Sarah Marques

< lattes > 
< portifólio >
Sarah Marques é uma artista transdisciplinar que se dedica à investigação da performance, da tecnologia e da participação nas artes. É doutoranda do programa de pós graduação em Artes Cênicas da UFBA com orientação da Profa. Dra. Ivani Santana, pesquisando a performance participativa na América Latina. É mestra pela Universidad Nacional de las Artes em Lenguajes Artísticos Combinados (2014-2016), e especialista formada pela mesma instituição (2014-2017). É bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009-2014) e tem formação profissional em Teatro pela Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes (2005-2008). Foi integrante do grupo Bando Filhotes de Leão (2009-2014), contexto em que surgiu seu interesse pelo estudo e produção em performance, desde então participa de eventos, festivais e mostras com suas obras.

Sarah Marques is a transdisciplinary artist dedicated to researching performance art, technology and participation. She is a PhD student in Performing Arts on UFBA’s postgraduate program under the guidance of Prof. Dr. Ivani Santana, researching participatory performance in Latin America. She has a master degree by the Universidad Nacional de las Artes in Combined Artistic Languages (2014-2016), and is a specialist graduated by the same institution (2014-2017). She holds a bachelor’s degree in Performing Arts from the Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009-2014) and has a professional degree in theater from the Fundação Clóvis Salgado- Palácio das Artes (2005-2008). She was a member of the group Bando Filhotes de Leão (2009-2014), a context in which her interest in studying and practicing performance began. Since then she has participated in events, festivals and shows with her works.


Vanilton Lakka

< lattes >
www.lakka.com.br  >

vanilton-lakka-creditos-cristina-kochmann-3Doutorando no PPGAC da Universidade Federal da Bahia, mestre pelo PPGArtes na Universidade Federal de Uberlândia (2011) e graduado em ciências sociais também pela Universidade Federal de Uberlândia (2003).  Atualmente atua como Professor na graduação em dança da UFBA – Universidade Federal da Bahia e compõe o grupo de pesquisa poéticas tecnológicas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: danças urbanas/hip hop e suas conexões com a dança contemporânea, técnicas corporais, formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes/mídias e a exploração da relação arte-cidade no ambiente urbano com foco na criação e na formação.


 

Victoria Dourado

< lattes >

Cursa Licenciatura em Dança na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Dedica-se à técnica vocal erudita (soprano) com a mezzosoprano Vanda Otero. Tem experiência em teatro. Em sua pesquisa artística e acadêmica, interessa-se pela educação somática e improvisação.

Studies Dance at the Dance School of the Federal University of Bahia. Studies erudite vocal tecnique (soprano) with the mezzosoprano Vanda Otero. She has experience in theater. In her artistic and academic researches, she is interested in somatic education and improvisation.


Victor Gargiulo

< lattes >
< blog >
<  youtube >

fotoPedagogo e intéprete-criador mineiro. Foi integrante do Grupo Baiadô: Pesquisa e Prática em Danças Brasileiras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a orientação da Profa. Dra. Ivani Santana. É também membro do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual (UFBA) e do Grupo de Pesquisa Estudos e Diálogos Transdisciplinares para Artes e Performances Culturais (UFU). Seu foco de pesquisa centra-se na investigação de convergências poéticas entre práticas performativas brasileiras e a cultura digital.

Pedagogist and interpret-creator born in Minas Gerais, Brazil. He used to dance with the Grupo Baiadô: Pesquisa e Prática em Danças Brasileiras at the Universidade Federal de Uberlândia (UFU) and currently is a student of the Masters Course in Scenic Arts of the Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas of the Universidade Federal da Bahia (UFBA), his research being under the supervision of the professor Ivani Santana. He is also a member of the Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual (UFBA) and of the Grupo de Pesquisa Estudos e Diálogos Transdisciplinares para Artes e Performances Culturais (UFU). His research is centered around the investigation of poetic convergences between Brazilian performative practices and the digital culture.